terça-feira, 7 de junho de 2011

Dona Euzébia (MG)





Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores






O início do povoado se deu em 1928, o Município de Dona Euzébia recebeu este nome, em homenagem à Dona Euzébia de Souza Lima, benemérita da comunidade.
Anteriormente o território de Dona Euzébia, pertencia ao Município de Astolfo Dutra, posteriormente Porto de Santo Antônio, como distrito de Cataguases.
O Povoado agrupou-se em torno da Igreja Nossa Senhora das Dores. Um outro fator que contribuiu para o desenvolvimento foi a passagem da estrada de ferro Leopoldina.
Como parte integrante do município de Cataguases, o povoado de Dona Euzébia, foi elevado a Distrito pela Lei 843 de 07 de Setembro de 1923, quando passou a denominar-se Astolfo Dutra. Manteve esse nome durante curto período, pois, em 1938 pelo decreto Lei 148, de 17 de dezembro, voltou ao nome primitivo. Por esse mesmo ato, passou a integrar o então criado Município de Astolfo Dutra, anteriormente Porto de Santo Antônio.
A autonomia Municipal foi assegurada, em 30 de dezembro de 1962, através da Lei 2.764, e seu território desmembrado do Município de Astolfo Dutra.

Fonte: Site da Prefeitura de Dona Euzébia. Leia +




Nenhum comentário:

Postar um comentário