De repente, 170
(com informações do Mega Minas.com)
Em 2011, ao invés de celebrar 131 anos, São João Nepomuceno chegou aos 170, no dia 1º de abril. A explicação dos 39 anos a mais da cidade mineira, vem de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal ano passado, que corrigiu a idade com base em documentos de dois séculos atrás.
A equipe que coordenou as pesquisas também apresentou outra curiosidade: um mapa que demarca a cidade, a terceira criada na Zona da Mata mineira, fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro, devido a mudanças políticas no século 19.
Antes da Lei nº 2.681, o aniversário da cidade era comemorado junto ao dia do santo padroeiro, em 16 de maio.
Depois das celebrações feitas em São João Nepomuceno e de algumas conquistas, como a criação da Academia São-joanense de Letras, Artes e Ciências, chegou a vez da Galeria MM prestar, com imagens, a sua homenagem. Para quem não conhece a cidade, acompanhe neste especial SJN170, as imagens do ontem e um ângulo diferente do hoje.
Fonte: SJ Online |
História de São João Nepomuceno
(fonte: site Prefeitura de São João Nepomuceno)
Em 1815, Guarda Mor Furtado doou as terras para a fundação do povoado que, foi elevado à categoria de vila em 1º de abril de 1841, data instituída oficialmente como a de fundação do Município de São João Nepomuceno, através da Lei nº 2.681, de 11 de maio de 2010.
Ainda no ano de 1841, acontece a elevação de curato para paróquia. A setembro de 1851, a sede da Vila foi transferida para o arraial do Cágado (Mar de Espanha). Em outubro 1851, a sede do povoado foi incorporada ao território de Rio Novo.
Em 1868 foi restaurado novamente o Município de São João Nepomuceno, regalia novamente perdida em 1870. Em 1880, finalmente São João Nepomuceno é elevada à categoria de cidade, para não perder jamais.
O Município foi solenemente instalado a 7 de janeiro de 1883, dia em que foi empossada a sua Câmara Municipal, elegendo Dr. Carlos Ferreira Alves como o primeiro Agente Executivo.
Leia a história com mais detalhes no site SJ ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário