sábado, 20 de agosto de 2011

Especial SJN170 (1)




De repente, 170
(com informações do Mega Minas.com)

Em 2011, ao invés de celebrar 131 anos, São João Nepomuceno chegou aos 170, no dia 1º de abril. A explicação dos 39 anos a mais da cidade mineira, vem de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal ano passado, que corrigiu a idade com base em documentos de dois séculos atrás.

A equipe que coordenou as pesquisas também apresentou outra curiosidade: um mapa que demarca a cidade, a terceira criada na Zona da Mata mineira, fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro, devido a mudanças políticas no século 19.

Antes da Lei nº 2.681, o aniversário da cidade era comemorado junto ao dia do santo padroeiro, em 16 de maio.

Depois das celebrações feitas em São João Nepomuceno e de algumas conquistas, como a criação da Academia São-joanense de Letras, Artes e Ciências, chegou a vez da Galeria MM prestar, com imagens, a sua homenagem. Para quem não conhece a cidade, acompanhe neste especial SJN170, as imagens do ontem e um ângulo diferente do hoje.  


Fonte: SJ Online


História de São João Nepomuceno

São João Nepomuceno foi fundada em fins do Século XVIII e início do século XIX, por fazendeiros vindos de Queluz, hoje Conselheiro Lafaiette. Devotos do santo tcheco Ján de Nepomucký (em português, São João Nepomuceno), os pioneiros deram o mesmo nome à capela que aqui fundaram.

Em 1815, Guarda Mor Furtado doou as terras para a fundação do povoado que, foi elevado à categoria de vila em 1º de abril de 1841, data instituída oficialmente como a de fundação do Município de São João Nepomuceno, através da Lei nº 2.681, de 11 de maio de 2010.

Ainda no ano de 1841, acontece a elevação de curato para paróquia. A setembro de 1851, a sede da Vila foi transferida para o arraial do Cágado (Mar de Espanha). Em outubro 1851, a sede do povoado foi incorporada ao território de Rio Novo.

Em 1868 foi restaurado novamente o Município de São João Nepomuceno, regalia novamente perdida em 1870. Em 1880, finalmente São João Nepomuceno é elevada à categoria de cidade, para não perder jamais.

O Município foi solenemente instalado a 7 de janeiro de 1883, dia em que foi empossada a sua Câmara Municipal, elegendo Dr. Carlos Ferreira Alves como o primeiro Agente Executivo.

Leia a história com mais detalhes no site SJ ONLINE








Nenhum comentário:

Postar um comentário