domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cordisburgo (MG)

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.


Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Cordisburgo. Aliás, cordis, do latim, significa "coração"; e burgo, do alemão, é "vila" ou "cidade".


Capela de São José





Portal Grande Sertão, uma homenagem à Guimarães Rosa. O monumento foi produzido pelo artista plástico e escultor Léo Santana, o mesmo que fez as estátuas de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Roberto Drummond. O portal recria o ambiente do sertão e retrata Guimarães de gravata borboleta e em tamanho natural.







Um ponto de parada na cidade foi nesta loja, um santuário para qualquer colecionador. Nada aqui está à venda. Tudo é para ser exibido. É, no mínimo, curioso olhar para as prateleiras e ver a infinidade de peças, ferramentas, equipamentos e embalagens antigas.







Até a maquete da Casa Elefante, tema da próxima postagem, está entre os objetos do acervo.



Entre as fotografias, eis que surge um personagem: o Ernesto ou "Arnesto", como o chamou o amigo que estava com ele. A figura entrou na frente da câmera e fez a sua apresentação musical. É uma pena que a fotografia não tenha som. Mas fica gravada a expressão, a veia do pescoço marcando a força da cantoria e a simplicidade, símbolo desse povo que aprendeu a construir uma cidade com coração.



5 comentários:

  1. Fica a dixa de visitar cordisburgo, meu pai é de lá e o povo de la tem essa mania de ser "cantador" como disse o meu próprio pai (que canta que é uma maravilha)

    º~º

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro, obrigado por visitar a Galeria MM e pela informação. Realmente, o jeito "cantador" do pessoal de Cordisburgo me chamou muito a atenção. Abs,

    ResponderExcluir
  3. SAUDADES DE MINAS GERAIS ..
    OBRIGADO MARCUS MARTINS,
    PELA LINDA HOMENAGEM ,E POR ESTAS LINDAS FOTOS...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita ao Blog e por curtir este trabalho. Fique a vontade para voltar sempre que quiser. Abs,

    ResponderExcluir