segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Especial Diamantina (3) - O presidente e a escrava


A cidade canta pelas ruas a saudade de um menino que virou presidente. A casa onde cresceu, foi transformada em museu com ricas informações de sua vida. É visível o orgulho diamantinense pelo filho Juscelino Kubitschek, eternizado em estátua em uma praça no centro do município. Por outro lado, pouco é dito e escrito sobre a escrava Chica. A casa onde viveu é vazia de fatos e objetos que a invoquem. É como se ela fosse um sopro mitológico na vasta história de Diamantina.

Juscelino é o homem de pulso firme e fala mansa, conforme descreveu Moacyr Franco na canção “Filho único, irmão de todos (tributo a JK). Chica é a concentração dos sete pecados. Ao deixar Diamantina, a curiosidade insiste em perguntar: quem foi Chica da Silva?



Filho único, irmão de todos (tributo a JK)
Moacyr Franco


Hoje acordei com saudade daquele menino,

Que ao nascer Diamantina, chamou Juscelino,

Homem de pulso tão firme, de fala tão mansa,

O Presidente candango de um povo a esperança.


Que saudade deixou JK, peixe vivo no rio e no mar.

Filho bom quando deixar o seu lar,

Faz a mãe para sempre chorar.


Batia o sol do planalto na nossa janela,

A paz morava com a gente, eu dormia com ela.

Uma cidade nascendo dos braços dos braços do povo.

Punha a certeza do velho na cara do novo.


Que saudade deixou JK, peixe vivo no rio e no mar.

Filho bom quando deixar o seu lar.

Faz a mãe para sempre chorar.


Por ele o povo cantava nas ruas do Rio.

Com ele a gente topava qualquer desafio.

Um peixe vivo não vive sem ter água fria,

É tão difícil viver sem tua companhia.



Que saudade deixou JK, peixe vivo no rio e no mar.

Filho bom quando deixar o seu lar,

Faz a mãe para sempre chorar.



  

Museu Casa de Juscelino Kubitschek
















 Frases de Juscelino e Acervo do Museu



“Creio na vitória final e inexorável do Brasil, como Nação.”







“Para o sonho converter-se em realidade, há necessidade de coragem, audácia e determinação.”

“Como todo edifício tem um alicerce, minha vida também teve seu alicerce, (...) numa cidade pequena, longínqua, no norte de Minas: Diamantina.”













“Nasci em Diamantina, a 12 de setembro de 1902, num sobrado que pertencia ao meu avô, e ficava na rua Direita, quase em frente da Catedral.”

“Deixamos, então, o sobrado da Rua Direita e fomos para uma casinha de telha-vã, no alto da Grupiara.
A nova residência era bem menor e mais modesta que a de meu avô, mas oferecia grande vantagem ao espírito independente de minha mãe: era a sua casa.”



“Assim, mamãe foi mãe e mestra; ela fez todo o primário comigo. E me obrigava a ser o aluno exemplar.”



“Bondade, ternura, firmeza e disciplina – eis os traços marcantes do caráter de minha mãe.”


“Ao concluir o curso primário, fui escolhido orador da turma. (...)
E tão grande esforço me exigiu a experiência, que pensei deveria encerrar, com ela, minha carreira de orador.”





“Meu quarto era bem acanhado. Não comportava mais que a cama e uma minúscula mesa, feita de caixote, com a respectiva cadeira, arranjada não sei onde. E aí, de fato, às seis horas da manhã, eu começava a estudar. Era amplíssimo e livre o tempo de que eu dispunha e, assim, além de me dedicar às matérias do currículo oficial, prossegui lendo tudo o que me caía nas mãos.”




“Comecei a ler, febrilmente. Em poucas horas, devorava qualquer livro que me caísse nas mãos. Minha curiosidade se ampliava cada vez mais, e fui descobrindo, aos poucos, o universo maravilhoso que se escondia sob as letras de forma.”







“Nas noites de lua, havia serenata. Quando chovia, organizava-se uma roda de ‘truco’, e as horas fluíam sem que a gente percebesse”










Periódicos Antigos








Brasília em projetos










Sarah Kubitschek, esposa de Juscelino





Museu Casa de Chica da Silva






Informações sobre a Casa de Chica da Silva







Telas sobre Chica


















Verticalidade: exposição de Petit Georges na Casa de Chica da Silva










Veja a Terceira Parte do Especial Diamantina. Clique aqui!



Fontes:
Reprodução acervo Museu Casa de Chica da Silva
Reprodução acervo Museu Casa de Juscelino Kubitschek

Nenhum comentário:

Postar um comentário